• MDI News

ARTHUR LIRA (PP-AL) É ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS PARA BIÊNIO 2021-2022



Nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, o Deputado Federal Arthur Lira do Progressistas foi eleito o novo Presidente da Câmara dos Deputados em Brasília. Lira, natural do Alagoas, já se disse disposto fazer deste mandato o mandato do "nós" e não mais o mandato do "eu".


Lira venceu em primeiro turno com 302 votos, em segundo lugar ficou o candidato do então Presidente da Câmara Rodrigo Maia: Baleia Rossi do MDB de São Paulo com 145 votos. A derrota de Rossi significa enfraquecimento do poder de influência de Maia no congresso.


O primeiro ato do alagoano como novo presidente da Câmara, foi anular a partir de então, a decisão do ex-presidente Rodrigo Maia, que havia aceito o registro da candidatura da chapa do paulistano Baleia Rossi, seu principal adversário, convocando uma nova eleição para a Mesa Diretora da Casa.


A decisão foi tomada mediante atraso de 6 minutos do prazo de registro, desrespeitando assim o regimento interno da casa, culminando no indeferimento da candidatura e consequente retirada da chapa da mesa diretora.


A oposição entrou ainda na madrugada com pedido de anulação do ato no Supremo Tribunal Federal (STF), porém foi decidido que as casas - tanto o Senado, quanto a Câmara dos Deputados - detém autonomia para tomada de decisões.

©2019 by www.mdinews.com.br. Proudly created with Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now