GOVERNO PLANEJA REGULAMENTAR O HOMESCHOOLING ATÉ JULHO
top of page
  • Foto do escritorMDI News

GOVERNO PLANEJA REGULAMENTAR O HOMESCHOOLING ATÉ JULHO



Em debate virtual nesta segunda-feira, 05 de abril, com a presença do Ministro da Educação Milton Ribeiro e da Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves foi proposto a regulamentação da educação domiciliar (homeschooling) até julho deste ano.


Com o quadro da pandemia tendo se agravado ficou mais do que evidente a necessidade da regulamentação da prática proibida no Brasil, mas que é permitida e até incentivada em muitos outros países desenvolvidos como Estados Unidos e Austrália.


A medida seria apenas uma opção ao sistema tradicional de ensino, para os pais que desejassem educar seus filhos em casa por qualquer motivo, sendo uma opção de liberdade de escolha para os indivíduos e não a obrigatoriedade adotada pelo estado como é feito atualmente, além de poder até desafogar o sistema de ensino público no país que conta com filas de espera reiteradas vezes.


Argumentos como falta de socialização do aluno e desvalorização dos professores são frequentemente utilizados por defensores do ensino tradicional, porém, uma pesquisa realizada pelo PhD Brian Ray analisou 14 estudos comprovando a eficácia do homeschooling em relação à escola tradicional, indicando melhores performances nestes alunos.


Do lado dos que defendem a educação domiciliar temos o estudo já citado, o contra argumento de socialização em outros ambientes como clubes, igrejas, família, etc. e o caso exemplar mundial da Finlândia que apesar de ter uma das melhores educações tem regulamentada a prática do homeschooling além da adoção de padrões disciplinares do ensino domiciliar.


Mesmo que não estivéssemos vivendo a atual pandemia e a crise na educação que ela acarretou, tudo indica que a regulamentação do homeschooling é benéfico para a sociedade, aguardamos que essa boa notícia seja efetivada o mais rápido possível para que possamos também não perder uma geração inteira de estudos nesta crise.

bottom of page