NÃO AO FUNDO ELEITORAL DA VERGONHA! "NOVO PROJETO É PIOR AINDA" DIZ SENADOR MAJOR OLIMPIO.
top of page
  • Foto do escritorMDI News

NÃO AO FUNDO ELEITORAL DA VERGONHA! "NOVO PROJETO É PIOR AINDA" DIZ SENADOR MAJOR OLIMPIO.


Liderados pelo Senador Major Olimpio (PSL-SP), Podemos, Cidadania e Rede se posicionam contra o conteúdo da proposta e exigem que texto passe pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. O Presidente da casa, Davi Alcolumbre, suspendeu a votação do projeto devida a pressão imposta pelos partidos na noite desta quarta-feira, 11 de setembro.


Hoje o valor do fundo eleitoral é de cerca de 1,7 bilhões de reais, mas esse valor varia por conta do texto da lei original, que diz que é no máximo 30% das emendas impositivas apresentadas pelas bancadas estaduais no congresso nacional. A nova proposta é que seja no mínimo 30%, deixando o valor estipulado em aberto, podendo chegar à 100%, ou cerca de 5 bilhões de reais.


Para Major Olimpio o texto piorou: "Não existem mais os 30%, mas ficou em aberto no novo projeto. Pior ainda."


Para os Senadores que não se importam com a sociedade, com o aumento dos gastos do dinheiro público sem retorno e querem que a população banque suas campanhas, o argumento é que o que está discussão é apenas o critério adotado para chegar no valor, e não o valor em si, mas qualquer indivíduo seguindo uma lógica medíocre entende que ao deixar em aberto a porcentagem à ser adotada é ludibriar a sociedade, que vem exigindo não só a diminuição do fundo, como a extinção dele.


Segundo o site Terra, Alcolumbre e alguns líderes partidários, entre eles do PDT, PT, PP e DEM, queriam aprovar o projeto nesta semana, mas ficou suspenso. Vale ressaltar que a medida precisa ser votada um ano antes do pleito do ano seguinte, o que faz com que a pauta retorne provavelmente nas próximas semanas, logo após passar pela CCJ do Senado.

bottom of page