TRANSPARÊNCIA NAS FACULDADES PÚBLICAS! MINISTRO WEINTRAUB VAI MUDAR REGRAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS
top of page
  • Foto do escritorMDI News

TRANSPARÊNCIA NAS FACULDADES PÚBLICAS! MINISTRO WEINTRAUB VAI MUDAR REGRAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS




O Ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou que o MEC usará o Índice de Desenvolvimento Humano, nota do curso, teor da pesquisa e áreas prioritárias para a concessão de bolsas para mestrado e doutorado.


A nova diretriz acompanha a intenção do novo governo de focar em profissões que proporcionam um mais rápido retorno financeiro, tanto para o indivíduo, quanto para a economia do país, além de trazer maior transparência na concessão dos valores públicos de investimentos.


Também terão prioridades as bolsas de doutorado que trazem um impacto internacional muito maior no campo da pesquisa que as de mestrado.


O Ministro disse: "Quem faz trabalho sério, receberá. Quem não faz e não prestar contas vai receber menos"


O novo sistema terá alinhamento com toda a nova gestão federal de recursos, que visa a publicidade e o fácil entendimento de onde os valores estão sendo investidos, e qual a expectativa de retorno pessoal de quem está recebendo os investimentos, e o que esse retorno pode gerar também para a sociedade.


Ao contrário do que se ouve diariamente, para Anderson Ribeiro Correia, que é o Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o CAPES, priorizar uma área não é matar outra, e a inclusão do IDH na conta para o acesso à bolsa é de extrema importância: "Você não pode dar o mesmo tratamento a um curso em São Paulo e outro em Altamira, no Pará" e adiantou que cursos como Medicina, Odontologia, Engenharias e Computação terão prioridades.

bottom of page