VOTO IMPRESSO JÁ! FRENTE PARLAMENTAR POPULAR IRÁ TRABALHAR PELA CONTAGEM PÚBLICA DOS VOTOS!
top of page
  • Foto do escritorMDI News

VOTO IMPRESSO JÁ! FRENTE PARLAMENTAR POPULAR IRÁ TRABALHAR PELA CONTAGEM PÚBLICA DOS VOTOS!


Com a assinatura de mais de 200 Deputados Federais e Senadores, foi protocolada nesta quarta-feira, 09 de outubro, na secretaria da mesa na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista pela Contagem Pública dos Votos.


A origem da frente é de iniciativa popular, com o objetivo de lutar pela transparência do processo eleitoral. Isto porque a utilização da urna eletrônica sem impressora não atende a legislação eleitoral, desrespeitando o princípio da publicidade disposto no artigo 37 da Constituição Federal, impedindo que a contagem dos votos durante a apuração dos resultados ocorra de forma pública e transparente, como garante a Constituição.


O presidente da Frente na Câmara dos Deputados é o Deputado Daniel Silveira, do PSL do Rio de Janeiro. No Senado a Vice-Presidência é exercida pelo Senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul.


De acordo Daniel Silveira: "atualmente o resultado de uma apuração é inauditável, violando a transparência e publicidade que se exigem em qualquer ato público".


Um dos ativistas anônimos que apoiaram a formação da Frente afirma: "a falta do registro físico do voto simplesmente impede a contagem pública e a recontagem, trazendo risco e insegurança às eleições, motivos pelos quais as urnas sem impressoras não atendem as exigências legais e constitucionais, portanto, não podem ser aceitas em hipótese alguma".


Já na agenda da Frente, a urna eletrônica será objeto de questionamentos em audiência pública na Câmara dos Deputados, no dia 13 de novembro às 16:00 horas.


O evento está sendo organizado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, a partir de requerimento do Deputado Eliéser Girão, do PSL do RN.

Por Filipe Zappala Francioni, Colunista MDI News.


A opinião dos colunistas não necessariamente expressam o posicionamento do MDI NEWS e são responsabilidades unica e exclusivamente dos mesmos.

bottom of page