DIMINUIÇÃO DE CUSTOS DE VIAGENS PRESIDENCIAIS? PL OBRIGA UTILIZAR EMBAIXADAS EM VIAGENS OFICIAIS
top of page
  • Foto do escritorMDI News

DIMINUIÇÃO DE CUSTOS DE VIAGENS PRESIDENCIAIS? PL OBRIGA UTILIZAR EMBAIXADAS EM VIAGENS OFICIAIS



17 de setembro de 2023, gastos de dinheiro público sempre foram foco de discussão no Brasil, e quando um presidente realiza uma viagem internacional não é diferente.


Recentemente tem circulado no Congresso Nacional uma proposta de Projeto de Lei (PL) que, caso aprovada, irá obrigar as comitivas presidenciais a utilizar as embaixadas brasileiras como acomodação, diminuindo portanto os custos de estadia em viagens oficiais representando o Brasil.


Em 2020 os custos das embaixadas brasileiras ao redor do mundo foram de cerca de R$1,3 bilhões, o que mais que justifica a utilização desses espaços que já estão inseridos nos orçamentos anuais. Ainda em 2021 o número de embaixadas ao redor do globo chegava a 214 postos.


O texto do PL também deixa expresso que em caso de a embaixada não dispuser da estrutura necessária, o presidente poderá optar por hospedar-se em locais alternativos.


Em meio a tanta necessidade de revisão de gastos públicos, déficit primário orçamentário, reformas administrativas e outras pautas que impactam diretamente os gastos governamentais, essa é uma proposta plausível e que provavelmente deve ter apoio no congresso, visto que é uma lógica natural o uso das embaixadas para acomodação presidencial.


Segundo a revista Oeste, nos primeiros 6 meses do atual governo os gastos com hospedagens foi de 7,3 milhões de reais, em 9 países, sendo que nos Estados Unidos e nos Emirados Árabes a acomodação do presidente foi costeada pelos governos anfitriões. Contudo, neste valor não foram calculadas as viagens para o Japão, Itália e França, além de não incluir gastos com alugueis de carros e outros custos como contratações de intépretes, por exemplo.


Por: Murilo Donadel

bottom of page